12/07/2018

Universidade engajada com a sustentabilidade

Há 46 anos, 5 de junho é reconhecido como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para trazer o tema à tona, o Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da UnB está promovendo atividades para conscientização a respeito do cuidado com o ecossistema global. Neste ano, as discussões estão pautadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável  (ODS )– ações para melhoria do planeta que devem ser executadas até 2030, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Nosso compromisso é ter esses objetivos como norteadores da gestão interna da nossa instituição. Os princípios valem para políticas públicas e também precisam ser refletidos no nosso ensino, pesquisa e extensão”, defende o diretor do CDS, professor Maurício Amazonas.

Integram a programação da Semana do Meio Ambiente rodas de conversa, mesas-redondas, exposição de pôsteres e um debate com ênfase no Objetivo 4 – Educação de qualidade. “Pensamos essa roda de conversa para atrair principalmente o público noturno, que muitas vezes só pode vir à Universidade para assistir aulas e acaba ficando de fora de programações de extensão”, explica a professora da Faculdade de Educação Rita Silvana Santos, integrante do Grupo de Trabalho dos ODS na UnB, que realiza conversas mensais sobre os objetivos.

Nesta segunda-feira (4), uma roda de conversa reuniu dezenas de pessoas no gramado do CDS. Participaram estudantes de graduação e pós, além de representantes da sociedade civil e da comunidade indígena. Antes, estiveram na abertura oficial da semana representantes da UnB, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Agência Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).

“Dentro do contexto da Agenda 2030, o trabalho conjunto do Pnud e da Universidade é fundamental para acelerar o alcance dos ODS em diferentes localidades”, considera Amanda Lima, analista do Pnud para desenvolvimento dos ODS.

“As universidades também são parceiras importantes para divulgar a temática do desenvolvimento sustentável e conscientizar estudantes e professores enquanto membros multiplicadores de conhecimento sobre sustentabilidade”, acrescentou Lorena Müller, do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio +), convidada da roda de conversa.

As atrações no CDS, campus Darcy Ribeiro, seguem até 6 de junho. No Centro UnB Cerrado, sediado na Chapada dos Veadeiros, as atividades da Semana do Meio Ambiente 2018 vão até 10 de junho. A programação prevê visitas, palestras, minicursos e oficinas.

Texto:  Thaíse Torres | SECOM UNB

Publicado em 05/06/2018 em Unb Notícias

< Voltar