Ciências Ambientais

A inserção do CDS na graduação teve início em 2006, com a criação de uma disciplina optativa, Introdução ao Desenvolvimento Sustentável – IDS, aberta a alunos de todos os cursos da UnB. Em 2008, o CDS se integrou a um consórcio formado com quatro outras unidades da UnB (Departamento de Economia, Instituto de Geologia, Instituto de Química e Instituto de Biologia), a fim de criar o Curso de Graduação de Ciências Ambientais, dentro das diretrizes do Programa Reuni/MEC.

O profissional formado por este curso de graduação deverá ter capacidade de avaliar, caracterizar e diagnosticar diferentes problemas ambientais e propor medidas mitigadoras, além de planejar e manejar recursos naturais de forma sustentável. A visão interdisciplinar é a característica central de sua formação.

O estudante de Ciências Ambientais tem uma formação básica em diversas áreas das Ciências Ambientais. Ao mesmo tempo, tem que aprofundar sua formação em pelo menos uma das quatro cadeias de seletividade do curso: 1) Conservação e Uso da Biodiversidade; 2) Manejo e Conservação de Recursos Hídricos e Solos; 3)Planejamento Ambiental; 4) Políticas de Sustentabilidade.

As opções de carreira incluem planejamento, gestão e regulação ambiental no setor privado e público e organizações não-governamentais, mediação e resolução de conflitos ambientais, além de consultorias.

Saiba mais informações sobre o currículo da habilitação de Ciências Ambientais aqui (https://matriculaweb.unb.br/graduacao/curriculo.aspx?cod=2321)

As disciplinas oferecidas semestralmente pelo CDS aos alunos de graduação são:

  1. 1. Introdução ao Desenvolvimento Sustentável;
  2. 2. Meio Ambiente, Cultura e Sociedade;
  3. 3. Visões em Ciências Ambientais;
  4. 4. Políticas Públicas e Meio Ambiente;
  5. 5. Teorias do Desenvolvimento;
  6. 6. Trabalho Interdisciplinar Integrado;
  7. 7. População e Meio Ambiente;
  8. 8. Sistemas Socioambientais e Complexidade;
  9. 9. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável;
  10. 10. Planejamento Público e Meio Ambiente;
  11. 11. História Ambiental do Brasil;
  12. 12. Prática de Pesquisa;
  13. 13. Educação e Meio Ambiente
Conheça os professores de graduação